acijip


Go to content

Dicas Empresariais e Profissionais
Bons modos no trabalho

Vem crescendo o número de empresas que solicitam minha orientação a seus funcionários sobre o modo correto de trabalhar em open offices — as paredes são, definitivamente, coisa do passado. Talvez por isso os profissionais sem noção são cada vez mais notados. Nos escritórios sem paredes, as inadequações são facilmente percebidas pelos gestores e a possibilidade de demissão é maior.

 

Alguns jovens sem muita maturidade e despidos de sensibilidade têm incomodado até seus parceiros igualmente jovens com uma postura descompromissada, desrespeitosa com a hierarquia e com algumas liturgias corporativas. Para você que já sabe, reveja o certo. Para aqueles jovens que me leem pela primeira vez, seguem algumas observações simples, que mal não farão a quem as aplicar no dia a dia:

 

Brincadeira tem hora 
Lugar de gente engraçada além da conta é nos palcos da vida. Por isso, seja sensível e perceba quando uma observação divertida ou uma brincadeira pode ser bem-vinda e usada para descontrair um ambiente tenso. Da mesma forma, morda a língua e guarde a piada para outra ocasião quando seu bom senso ou a situação sinalizarem seriedade.

 

Expressões heterodoxas 
Já dizia o sábio Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que “quem não se comunica se trumbica”. Embora ele fosse um praticante da anarquia televisiva, esta é uma das mais sérias frases já proferidas. Seja claro em sua interação com as pessoas, em suas explanações nas reuniões, em suas explicações.

 

Respeite a hierarquia 
Se você vem de um lar onde os pais dispensaram a formalidade no tratamento e o respeito ao papel que desempenham em sua vida, saiba que no universo corporativo as coisas não são bem assim, viu? Respeite a hierarquia dentro da organização: os de maior cargo têm precedência sobre você; os colegas mais velhos podem até não ter saído da universidade tão recentemente quanto você, mas o que a experiência lhes ensinou você precisaria de alguns diplomas para aprender. Não desdenhe a experiência nem o conhecimento prático de quem está no mercado de trabalho. Isso é ser presunçoso, mal-educado e pouco inteligente!

 

E a lista segue. Fale baixo, se vista de acordo com o dress code da empresa e use o que é coletivo com mais cuidado do que você usa suas coisas. Por último, saiba ser parte de seu departamento, assim como um grande jogador é parte de um time. Pequenos cuidados podem fazer grande diferença no futuro de sua carreira.

 

Autor: Célia Leão


Design: Kampô Design Webmail ACIJIP CBK-ADMIN

Back to content | Back to main menu