acijip


Go to content

História da Cidade


Seu início remonta a antes do marechal Cândido Rondon chegar onde hoje está a cidade, com a corrente migratória estimulada pela grande seca que assolou o Nordeste, entre 1877 e 1880, tendo os rios que serviam de estrada, como o principal deles, o Rio Machado. Os nordestinos enfrentaram várias dificuldades, como a densa floresta Amazônica e devido às cachoeiras que dificultavam sua marcha. Esses se estabeleceram formando a primeira povoação na confluência do Rio Urupá, tomando portanto o nome de Urupá, que serviu de base para o abastecimento aos que se estabeleceram, principalmente seringueiros e garimpeiros, atraídos pela extração de matéria prima da floresta nativa e pedras preciosas como o diamante, respectivamente.



CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

Após a fase da borracha, com seus altos e baixo, em 1909 o desbravador Cândido Mariano da Silva Rondon desempenhou importante papel, construindo a primeira Estação Telegráfica, ligando Cuiabá e Porto Velho, a qual denominou de Presidente Pena, em homenagem ao então Presidente da República Afonso Augusto Moreira Pena. Nesta mesma época estava sendo construída a ferrovia Madeira-Mamoré, que com a integração telegráfica ajudou a ocupar e acabar com o isolamento na região.

Ao redor da casa do Marechal Rondon o povoado evoluiu, dando origem ao atual centro do município de Ji-Paraná. A partir de 1968, milhares de imigrantes oriundos principalmente da região Sul do país chegaram à região, atraídos pela crescente mecanização na lavoura. Atualmente a cidade conta com aproximadamente 120 mil habitantes vindos de todos os estados, descendentes de antigos seringueiros, garimpeiros e índios.

A atual cidade de Ji-Paraná, já foi denominada sucessivamente Vila Urupá, Presidente Penna e Vila de Rondônia. Em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel concedeu emancipação política à Vila de Rondônia, que através da lei nº 6.448 deu autonomia ao município, transformando-o na atual Ji-Paraná. A instalação aconteceu no mesmo ano, no dia 22 de novembro, pertencendo porém à Comarca de Porto Velho, até o dia 29 de fevereiro de 1980, quando através da lei nº 6.750 de 10 de dezembro de 1979, deu-se a instalação do Município de Ji-Paraná.

O primeiro prefeito do município eleito por voto direto foi Walter Bartolo, que assumiu o mandato em 22 de novembro de 1977 até 22 de abril de 1978. Com as eleições de15 de novembro de 1982, foram eleitos Roberto Jotão e Valdemar Camata, como prefeito e vice-prefeito respectivamente, instituindo-se em Ji-Paraná a primeira Câmara Municipal.

No dia  1 de outubro de 2000 foi eleito prefeito Acir Gurgacz e vice-prefeito Leonirto (mais conhecido como "Nico do PT"), sendo que o prefeito Acir renunciou seu mandato em 2002 para candidatar-se a governador de Rondônia, deixando a prefeitura ao cargo de seu vice.

Nas eleições de 2004 foi eleito o prefeito José de Abreu Bianco com 19.263 votos. Em 5 de outubro de 2008 é reeleito com 35.179 votos. É o primeiro candidato reeleito da história do município e também o primeiro à assumir 3 vezes a prefeitura. Seu mandato vai até 2012.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Ji-Paraná


Design: Kampô Design Webmail ACIJIP CBK-ADMIN

Back to content | Back to main menu